Adão não foi o primeiro homem

Expulso do Éden, o casal primitivo teve dois filhos: Caim e Abel, segundo nos relata o Cap. IV do Gênesis, versículos l a 16. Estava assim iniciada, segundo as religiões dogmáticas, a raça humana na Terra.

Mas a própria bíblia desmente essa suposição, ao declarar no vers. 2: “Abel foi pastor e Caim lavrador“. Nos versículos 14 e 15 vemos Caim temer que “outros” o matem e o Senhor “pôs um sinal em Caim, para que não o ferisse de morte quem quer que o encontrasse“. E o versículo 16 nos oferece esta preciosa informação: retirando-se da presença do Senhor o renegado Caim “habitou na terra de Node, ao oriente do Éden“.

Não precisamos sair dos limites desse capítulo 4 do Gênesis para ver que Adão e Eva não iniciaram a raça humana, mas apenas a sua própria descendência, num mundo já povoado há muito tempo. Os versículos seguintes confirmam isso plenamente.

Que faz o Espiritismo em face deste problema?

Rejeita e condena a Bíblia como falsa? Não. Pelo contrário, procura interpretá-la em espírito e verdade, em vez de apegar-se às contradições e aos absurdos da “letra que mata”.

No capítulo XI de A Gênese, Kardec explica que a chamada raça adâmica foi uma das últimas a surgirem na Terra. “O Gênesis no-la mostra, – diz ele, – desde o seu início, industriosa, apta para as artes e as ciências, sem haver passado pela infância intelectual, o que não é próprio das raças primitivas, mas concorda com a opinião de que ela se compunha de Espíritos já avançados”.

Caim era lavrador, Abel era pastor, e logo mais veremos Caim casar-se (com quem?) ter filhos e construir uma cidade.

Tratemos agora do fratricídio de Caim, cujo símbolo é também dos mais significativos.

Vemos na Bíblia que Caim matou Abel por ciúmes de Deus. Ambos haviam oferecido ao Senhor as primícias de seus trabalhos; Caim, os frutos da terra, Abel, os gordos rebentos do seu rebanho. O que mostra que já viviam na era das civilizações agrárias. Mas o Senhor não gostou da oferta vegetal, preferindo a de carne. Como todos os deuses antigos, o Deus Único da Bíblia também gostava mais de carnes que de frutas.

A alegoria é evidente: Caim representa o egoísmo humano de uma raça em desenvolvimento, Abel é a vítima inocente desse egoísmo feroz; Deus pune Caim, mas não o aniquila, por que ele precisa continuar progredindo; e o Deus em causa não é o verdadeiro Deus, mas um guia espiritual, que representa o Senhor perante a ingenuidade desse povo nascente. É inacreditável que ainda hoje nos queira impingir essas alegorias em seu sentido liberal!

Fonte: Livro Visão Espírita da Bíblia de J. Herculano Pires.

 comente, participeCOMENTAR USANDO FACEBOOK




 comente, participeCOMENTAR USANDO WORDPRESS

40 comentários para “Adão não foi o primeiro homem”

  1. moacirluiz05.06.07 - 17:38
    Foto do autor

    AS QUESTÕES DE CONHECIMENTO, PRECISAM DEIXAR DE SER CAMPANHA, DISPUTA ,O POVO ESTÁ PERDIDO EM SUA CRENÇA, TODA A VÊZ Q. PESQUISAMOS OU RACIOCINAMOS SOBRE RELIGIÃO, DESCOBRIMOS FALSAS INTERPRETAÇÕES, SE DEUS É VERDADE ÚNICA E INCONTESTE DEVERIA-MOS TODOS BUSCAR CONCE-LA ( VERDADE). POR FAVOR, MINHA ITENÇÃO NÃO É UMA CRÍTICA A QUEM QUER QUE SEJA, MAS VEJO TANTOS DISPARATES E ATITUDES RÍDICULAS QUE CHEGA SER TRISTE TAMANHA A INGENUIDADE DO POVO. AGRADEÇO . :grin:

  2. RICARDO VERAS07.06.07 - 15:40
    Foto do autor

    CAROS AMIGOS:A LUZ DO ESPIRITISMO,HÁ 150 ANOS, VEM ILUMINANDO A CAMINHADA DA RAÇA HUMANA.SEU ESTUDO SÉRIO,E SUA PRÁTICA NA VIDA DIÁRIA,SÃO EXCELENTES MEIOS DE CRESCIMENTO E EQUILÍBRIO(NÃO AFIRMO AQUI QUE SEJA O ÚNICO CAMINHO),PREPARANDO O SER HUMANO PARA QUALQUER VISCISSITUDE DA VIDA,MESMO AS PIORES.AS ALEGORIAS BÍBLICAS,EXPLICADAS Á LUZ DO ESPIRITISMO,ASSUMEM OUTRO SIGNIFICADO,E AÍ SIM,PODEM SER DE GRANDE AJUDA PARA O BUSCADOR DA VERDADE.NÃO VAI AQUI NENHUMA CRÍTICA AOS IRMÃOS EVANGÉLICOS,É SÓ UMA CONSTATAÇÃO MINHA ,E DE MILHÕES DE ESPÍRITAS.PAZ E LUZ A TODOS.RICARDO VERAS.

  3. ernande05.10.07 - 18:10
    Foto do autor

    Guando Caim pecou matando seu irmão Abel tanto Caim como Eva e Abel não estavam mas no jardim do Edem pois Adão e eva foram espulçus do Jardim guando comeram o fruto proibido a mulher que Caim casou foi umas de suas irmãs pois naquela epoca não existiaM leis e Caim foi capaz de matar seu irmão pra ele não seria nada casar com uma de suas irmãs Adão e Eva foram os primeiros seres vivos criados por Deus

  4. PR MARCELO23.12.08 - 12:46
    Foto do autor

    MOISÉS QUANDO ESCREVE A CERCA DA TERRA DE NODE, ELE ESTAVA INDICANDO O NOME DE UM LUGAR QUE UM DOS FILHOS DE ADÃO HAVIA DADO DEPOIS DE ANOS, É SALIENTAR QUE A BIBLIA NÃO DIZ O TEMPO QUE CAIM FICOU FORA DE CASA ANDANDO ERRANTE SOBRE A TERRA.

    ENQUANTO CAIM ESTAVA DISTANTE A ADÃO E EVA CONTINUAVAM A PROCRIAR, UM DESSES NOVOS FILHOS E FILHAS DE ADÃO CHAMAVASSE NODE. UMA DAS FILHAS DE NODE CHAMOU ATENÇÃO DE CAIM E TOMOU COMO ESPOSA.

    NÃO SERIA PRECIPITADO DIZER QUE ANTES DE ADÃO DEUS HAVIA CRIANDO UM HOMEM?

    A BIBLIA DIZ QUE ADÃO FOI O PRIMEIRO. ROMANOS 5

    SINTO MUITO FRUSTAR A FILOSFIA ESPIRITA, RESPEITO A FÉ DE CADA RELIGIOSO ESPIRITA, MAS COMO PESSOA LIVRE, POSSO EXPRESSAR MEU DESACORDO AS QUESTÕES QUE MANCHAM A VERDADE DE DEUS.

    POR CAUSA DE TANTOS DESASTRES NA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO, POR PESSOAS QUE SE UTILIZARAM DA FÉ E CARENCIA DO POVO DE APROXIMAR DE DEUS, MUITOS SE DECEPCIONARAM E RESOLVERAM CRIAR SUAS PRÓPRIA FONTES DE ÁGUAS SUJAS, PENSANDO QUE RESOLVERIA O ASSUNTO.

    SEI QUE MUITAS PESSOAS NÃO PRECISAM DE JESUS PARA SER BOAS, MAS PRECISAM DE JESUS PARA ALCANÇAR A VIDA ETERNA QUE É DADA PELA FÉ NO FILHO DE DEUS.

    OS RACIONAIS PEDEM SEMPRE EXPLICAÇÕES PARA AS QUESTÕES QUE NÃO DOMINAM, O ESPIRITUALISTA UMA FORMA MELHOR DE SER, OS MATERIALISTAS O QUE PODE TER, MAS SENDO FILHO DE DEUS PODEMOS ALCANÇAR A EXCELÊNCIA DA VIDA DO PRÓPRIO JESUS CRISTO, QUE POR SINAL A BIBLIA DIZ QUE É O SEGUNDO ADÃO.

    POR GENTILEZA NÃO DIGAM TAMBÉM QUE ANTES DE JESUS, JÁ HAVIA OUTRO.

    DEUS EM CRISTO DERRAME SOBRE SUAS VIDAS A GRAÇA E A MISERICÓRIDA.

    EXISTE UMA VERDADE QUE NÃO PODE SER MUDADA, O PODER DE DEUS.

  5. Francisco30.01.09 - 22:31
    Foto do autor

    Impressionante que em pleno 3º milênio a passagem biblica de Adão como sendo o primeiro homem continue causanso polêmica no meio religioso. Não é preciso muito exforço para entender tratar-se de uma ALEGORIA. Até nos meios católicos e protestantes já existem posições a esse respeito.

    Existem aqueles q querem aprender + não podem e os q podem aprender + não quer. Foi por isso que O Cristo recomendou: não atireis pérolas aos porcos.

    O espiritismo é a chave para compreender a Biblia, no entanto, poucos estão preparados e precisamos respeitar e compreender que nem todos se encontram no mesmo grau evolutivo.

    Paciência, Paciência e Paciência…

  6. Francisco30.01.09 - 23:24
    Foto do autor

    Em momento algum vc. frustou a filosofia espírita visto q apenas emitiu uma opinião pessoal. É preciso mais q isso para solabar os alicercerers de uma doutrina tão sólida e esclarecedora como a Doutrina Espírita.

    Sobre a Biblia, penso tratar-se de um Livro que precisa ser melhor interpretado e compreeendido.

    Talvez a existencia de mais de 10 mil denominações evagélicas sejam frutos da dificuldade nas interpretações dos textos sagrados. Cada qual q se julgue detentora absoluta da razão em termos de interpretação. Cada qual que desfile imensos colorários de citações versiculadas como base de suas doutrinas.

    No entanto, para nosso consolo, há uma parte da Biblia que não comporta polêmica, onde todos somos unânimes: são as lições morais do Cristo. “Amar e perdoar incondicionalmente, fazer o bem, buscar o reino dos céus. etc…” são lições admiradas no mundo inteiro, independente de escola religiosa.

    O problema não é “a religião”, o problema é o homem.

    Quando estiver lendo a Biblia lembre-se: DEUS é perfeito. E é proprio daquele que é perfeirto fazer somente o q é perfeito. Logo, quando encontrar alguma estranheza ou contradição na Biblia (conjunto de livros q sofreu inúmeras traduções e cópias) não tente justificar, é mais fácil conceber que ali sofreu intervenção do homem.

  7. roberto08.02.09 - 16:17
    Foto do autor

    não seria prepotencia humana achar q ja conhece sua origem?e charles darvim estava de todo errado?

    são tantas religiões ,tantas seitas e ordens ,todas elas com suposisões diferentes algumas até contraditorias eu particularmente acredito em Deus piamente,poren acho que diante de tantas divergencia eu fico fora de todas se é q me intende.e se eu escolher a errada?saca, não quero e como loteria .agora a unica prova que Deus e xiste é a capacidade humana de se acreditar nele essa é a prova cabal,poren não cientifica vc ja ouviu falar do museu de maropengi na africa?eu ja ouvi e vi pessoalmente.tenho analizado milagres na igreja evangelica ,cirurgias espirituais em outra ,todas doutrinas com auguma ligação fora as que não tem ligação alguma;mas mesmo assim todas sabem sobre o bem e o mal então essa é a vedade !tem o bem e tem o mal são provas quase q fizicas.todas as teorias fizicas conhecidas só divergem na origem do universo.

    oq tinha antes?e as biologicas sobre o homen a mais aceita é a de darvim.Deus nos criou é quaze que obvio mas nós ainda não atingimos na evolução a capacidade de descobrir sobre antes de nós ,pois a barereira do tempo.então eu tenho respeito por todas as religioes ,admiro as que querem fazer o bem e acho que isso tambem e obvio ja pensou se todo mundo fosse mal ,sim somos todos irmão de sangue somos todos iguais e capazes de sentir de amar e odiar somos todos filhos da força maior de antes do universo temos a capacidade de absorver conhecimento se todos fossem puros na etica respeito e carater e com amor incondisional no coração assim talves fossemos todos felizes.espero que um dia as pessoas cheguem a descobrir a verdade e prove a todos enquanto isso eu to esperando enquanto o homen fecha seus olhos para si mesmos e se destroi tando seu proprio planeta quanto a si mesmos.pra falar a verdade eu tenho até admiraçao pelo espiritismo e os evangelicos ,acho bonita a forma de citarem Deus de amor e igualdade e é isso que realmente me importa.

  8. MERCEDES GUEVARA10.02.09 - 11:08
    Foto do autor

    Olá amigos, podemos dizer com o conhecimento que ja adquirimos que Adão não foi o primeiro homem a habitar a terra, segundo André Luís nosso amigo espiritual : estamos nesta dimensão há 40 mil anos.
    Que é Deus? INTELIGENCIA SUPREMA CAUSA PRIMEIRA DE TODAS AS COISAS.
    Que Deus cria a todos iguais, simples e ignorantes sem conhecimento nem do bem e nem do mal dá a todos o mesmo ponto de partida, apenas com aptidões, a partir do momento que nós desenvolvemos nossa consciencia e ja adquirimos inteligencia e sabemos discernir o que é certo e o que é errado nós temos o livre arbitrio e fazemos nossas escolhas, portanto somos nós mesmos que fazemos o nosso destino.DEUS É IMPARCIAL, NUNCA DESAMPARA NINGUEM, NÃO OLHA NOSSO EXTERIOR, NÃO QUER SABER SE SOMOS RICOS OU POBRES , BRANCOS OU NEGROS,NÃO QUER SABER A NOSSA RELIGIÃO, PARA DEUS SÓ IMPORTA AS NOSSAS AÇÕES, e todos estamos contribuindo com o PROGRESSO DE NOSSO PLANETA.
    Pensemos nisso.
    Abraço a todos, até sempre, Mercedes

  9. Carolina06.04.09 - 15:20
    Foto do autor

    qual foi o primeiro homemda terra, fora “DEUS”?.

  10. Luiz Munhoz Filho07.05.09 - 13:45
    Foto do autor

    Só sabemos de uma grande coisa. Nós só estamos vivo aqui na terra, pela misericordia de Deus. Quanto a história de quem nasceu primeiro entre Adão e Eva, quem escreveu a biblía sagrada aínda não estava adaptado a falar a verdade.

    Digo isso com segurança, devido a muitas entidades: eu diria assim. muitas igrejas usando o nome de Deus para tirar dinheiro da humanidade.

    Só que tem uma coisa: No dia do juízo final, todos vão ter que prestar conta com nosso senhor Jesus Cristo. Aliás só o Espirito.

    Abraços

  11. Andrea28.05.09 - 11:32
    Foto do autor

    Olá,

    Acredito que para se dizer sou de determinada religião, não basta frequentar um culto, uma missa, uma sessão… é necessário mais, aprofundamento, trabalho, exercer os ideais cristãos… por isso não me considero de nenhuma religião, fui batizada na católica, frequento missas e costumo ler artigos espiritas, confesso que a visão Kardec é a que mais me convence em vários aspectos, confesso que é difícil ler a Bíblia, principalmente decifrá-la, estou num estágio no qual acredito que pra mim faz mais sentido, lógica, acreditar que com a evolução para a raça humana, em determinada hora Deus resolveu que dois seres humanos teriam alma, espírito, daí aconteceu o grande milagre, surgiu o primeiro homem, racional, com sentimento, ALMA, e chamou-o de Adão, e depois veio a Eva, Caim, ABel, e os espiritos foram descendo e incorporando nos seres terrestres.
    Visão simples não???
    Mas eu não consigo aceitar que para se reproduzir ocorreram incestos … ou então Deus criou homens como animais…

    Abraços

  12. Hélio (viana-MA)28.06.09 - 08:45
    Foto do autor

    Creio piamante na biblia pois é inefavel Palavra de Deus e ela não entra em contradição, ela é bem clara quando diz que Adão é o primeiro Homem, pois o caso de genesis sobre os outros habitante, é que na epoca que caim matou seu irmão, já havia se espalhado a raça humana, pelo proprio Adão, no versículo 3 do capitulo 4 diz: “passado muito tempo aconteceu fazer Caim ao Senhor as suas ofertas”.

  13. ramalho07.10.09 - 17:40
    Foto do autor

    aos leigos, cabe apreciar os sábios, eu, estou aprendendo muito com voces, e, posso dizer que sou cristão, e, como tal, acredito em deus, portanto, a origem da raça humana é criação de deus e, este ser maravilhoso não deixou para o homem, o conhecimento de como ele fez ou quando ele fez, e sim que ele fez, portanto, não vamos aqui criticar ou elogiar esta ou aquela religião, vamos sim agradecer ao pai por nos ter dado a vida.Deus abençõe a todos.

  14. deyvson ribeiro27.01.10 - 11:49
    Foto do autor

    Graça e paz em no de Cristo!
    Òtimo conteúdo aqui demosntrado por vcs meus irmãos. Um debate sadio, afinal falar de Deus é muito bom. Gostaria de abrir uma exposição interessante. Mas peço apenas uma coisa, apenas pessoas com algum conteúdo bíblico serão dignas de comentar, porque é redundante se falar daquilo que não conhece e não tem vivência. Vamos lá!

  15. Amanda07.02.10 - 09:05
    Foto do autor

    Meu Deus quanta ignorância para uma pessoa só, estou pasma. Seja você quem for, leia a Bíblia inteira e depois invente as sua histórias. Pois se você ler a Bíblia todinha e reler prestando muita atenção, você irá ver que Caim e Abel não forão os únicos filhos de Adão e Eva, eles tiveram filhos antes e depois de Caim e Abel, (MUITOOOOSS FILHOS), então a raça já havia se espalhado um pouco pela Terra. ( NÃO BASTE LER SOMENTE GÊNESES).
    Fico nervosa só de saber que tem pessoas que escrevem esse tipo de coisa, querendo dizer que Deus é mentiroso. Pois se Deus diz que a Bíblia é a sua palavra e a sua palavra é a verdade, ele não pode se contradizer.
    Não suporto saber que tem pessoas que pensam isso do Deus Altíssimo. E espero que um dia Deus abra sua mente, pois o fim está próximo. Cuidado para não resolver buscar e estudar a verdade tarde de mais.

  16. Luís19.04.10 - 16:08
    Foto do autor

    Olá fico triste como o espiritismo continua a falar sobre Deus e a biblia quando o diabo também o faz, e onde esta Jesus Cristo, pois ele é o senhor da vida, e tem que ser o senhor da vossa vida!!, mas tem que seguir o que o senhor Jesus Cristo vos diz e o que vejo para vocês Jesus cristo esta em segundo plano, e quero que saibam uma coisa, ninguem vai a Deus se não por Jesus Cristo, e os evangelicos não são donos da verdade, nem querem ser, somente querem seguir a Jesus Cristo. amem

  17. Trelin20.04.10 - 12:43
    Foto do autor

    Luís em 19, abr. 10 às 16:08 escreveu:

    Olá fico triste como o espiritismo continua a falar sobre Deus e a biblia quando o diabo também o faz, e onde esta Jesus Cristo, pois ele é o senhor da vida, e tem que ser o senhor da vossa vida!!, mas tem que seguir o que o senhor Jesus Cristo vos diz e o que vejo para vocês Jesus cristo esta em segundo plano, e quero que saibam uma coisa, ninguem vai a Deus se não por Jesus Cristo, e os evangelicos não são donos da verdade, nem querem ser, somente querem seguir a Jesus Cristo. amem

    Se voces evangelicos seguem tanto Jesus Cristo, por que entao se preocupam tanto em juntar Dinheiro, prosperidade material e coisas
    do genero ?

  18. Neudi18.08.10 - 00:39
    Foto do autor

    roberto em 08, fev. 09 às 16:17 escreveu:

    não seria prepotencia humana achar q ja conhece sua origem?e charles darvim estava de todo errado?

    são tantas religiões ,tantas seitas e ordens ,todas elas com suposisões diferentes algumas até contraditorias eu particularmente acredito em Deus piamente,poren acho que diante de tantas divergencia eu fico fora de todas se é q me intende.e se eu escolher a errada?saca, não quero e como loteria .agora a unica prova que Deus e xiste é a capacidade humana de se acreditar nele essa é a prova cabal,poren não cientifica vc ja ouviu falar do museu de maropengi na africa?eu ja ouvi e vi pessoalmente.tenho analizado milagres na igreja evangelica ,cirurgias espirituais em outra ,todas doutrinas com auguma ligação fora as que não tem ligação alguma;mas mesmo assim todas sabem sobre o bem e o mal então essa é a vedade !tem o bem e tem o mal são provas quase q fizicas.todas as teorias fizicas conhecidas só divergem na origem do universo.

    oq tinha antes?e as biologicas sobre o homen a mais aceita é a de darvim.Deus nos criou é quaze que obvio mas nós ainda não atingimos na evolução a capacidade de descobrir sobre antes de nós ,pois a barereira do tempo.então eu tenho respeito por todas as religioes ,admiro as que querem fazer o bem e acho que isso tambem e obvio ja pensou se todo mundo fosse mal ,sim somos todos irmão de sangue somos todos iguais e capazes de sentir de amar e odiar somos todos filhos da força maior de antes do universo temos a capacidade de absorver conhecimento se todos fossem puros na etica respeito e carater e com amor incondisional no coração assim talves fossemos todos felizes.espero que um dia as pessoas cheguem a descobrir a verdade e prove a todos enquanto isso eu to esperando enquanto o homen fecha seus olhos para si mesmos e se destroi tando seu proprio planeta quanto a si mesmos.pra falar a verdade eu tenho até admiraçao pelo espiritismo e os evangelicos ,acho bonita a forma de citarem Deus de amor e igualdade e é isso que realmente me importa.

    Já se passara tantos anos de evangelismo, Cristianismo e Explicações teóricas da existência de Deus e de acontecimentos ligados à Ele, mas nos intriga saber que ainda há seres humanos procurando enxergar DEus para acreditar Nele, esquecendo-se que a verdadeira existência de DEus não se explica com o resultado de muitos cálculos, e sim com o mínimo de esforço e humildade em dizer: “Deus se tu mesmo existe, prove-me pois tenho muitas dúvidas”. Diante disto ficará muito fácil. Pois não consiste provar a existência de Deus por experiência teórica e sim prática.
    “Fazei provas de mim” Disse o Senhor.

  19. moacir luiz21.08.10 - 17:02
    Foto do autor

    muito mais importante que qualquer guerra religiosa ou por qualquer prepotência de ser esta ou aquela religião ou seita ou mesmo qualquer tipo de ideologia,é o respeito pelo que cada ser acredita por motivos tão individuais quanto a proporia vida que cada um perde ou ganha pelo que fez ou pelo que deixou de fazer.tivemos relatos de tempos que o homem não conheceu de civilizações ancestrais.toda civilização e povo precisa de um histórico por identificação de origem,cada povo de continentes diversos tem sua história contada de geração a geração e assim,como sempre houve e é necessário a religião por fator moral e não por espritualidade porque isto o homem herda como filho de DEUS e a própria evolução se dá com o aprimoramento tanto dos elementos físicos quanto espirituais de um conhecimento crescente que vai na consciência e na alma de cada ser,cada vez mais parece que crer em DEUS tornou-se um ponto de discórdia e assim a humanidade vai matando o de cada um como se o mesmo DEUS não estivesse em todas as suas criaturas.

  20. davydson29.09.10 - 21:46
    Foto do autor

    A biblia relata que:No principio Deus fez os céus e a Terra.em 5 dias criou as criaturas animalias e no 6 dia criou o homem a sua imagem e semelhança,desse casal gerou caim e abel,por ter matado abel,caim viveu lerrante.No livro de exodo vemos que Deus gerou habilidades para os homens trabalharem com ouro pedras preciosas ,tudo para confeccao da tenda sagrada.sera que nao teria gerado a mesma habilidade em caim e abel,ou iria deixa-lo a propria sorte.em genesis 1,1 diz que no principio deus fez os ceus e a terra,e no 2 diz que a terra era sem forma e vazia,vc acha que esse versiculo foi escrito da noite pro dia,
    no inicio era a pangeia era dos dinosauros,quanto tempo viveram os dinosauros?,milenios.quano caiu um meteoro na terra e causou um caos de grandes proporcoes,esse fato foi descrito em genesis 1,1 e 2.da mesma forma,o q aconteceu com caim naum foi da noite pro dia e sim ouve um espaço de tempo, quem e o home pra questionar as coisas de um Espirito tão evoluido como o Espirito d o Criador de todas as Jesus ressureto . A biblia e divinamente inspirada,e verdadeira,quero te convidar a lê esse livro,anTes pessa a deus que abra sua mente.Toda a verdade foi revelada,e ao homem tao fragil e limitado so tem que saber oq ele comporta saber.GLORIA A DEUS.

  21. davydson29.09.10 - 22:00
    Foto do autor

    EM MOMEMTO ALGUM DEUS PERMITIRIA INCESTOS ENTRE OS SEUS,ELES SABIAM ESPERAR O TEMPO DE DEUS.EVA NÃO TEVE RELAÇÕES COM SEUS FILHOS,OUVE UM TEMPO QUE TRIBOS,CLÃS OU FAMILIAS DAVAM-SE EM CASAMENTO UNS AOS OUTROS,OU SEJA EVA NÃO TEVE SO CAIM E SETE
    TEVE OUTROS FILHOS,QUE NO TEMPO COMUM NASCERAM,CRESCERAM AMADURECERAM E PROSSEGUIRAM O SICLO DA VIDA,DEUS EM SUA INFINITA SABEDORIA PROVIDENCIOU O ESCAPE.DEUS NÃO E TOLO PRA PERMIRTIR O INCESTO E DEPOIS PROIBIR.NÃO SE ENGANE DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER.AS FILHAS SENSATAS DE CAIM PROCURARAM O CAMINHO PERFEITO PRA SE ANDAR.POIS A SABEDORIA HABITAVA A TERRA.SE VOCÊ QUISER SE APROFUNDAR NAS QUESTÕES ESPIRITUAIS ORE FALE COM DEUS ELE TE REVELARÁ,SIGA AQUELE QUE VIVE E REINA PRA SEMPRE,E DEIXE OS MORTOS.JESUS E VIDA ALAN KARDEC,CHICO XAVIER MORRERAM ,E NÃO RESSUSCITARÃO,JESUS MORREU E RESSUCITOU

  22. Fw02.11.10 - 23:41
    Foto do autor

    Deus é o pai o criador da vida e Jesus Cristo é filho de Deus e nosso irmão maior!
    e concordo em deixar os mortos em paz…Alan Kardec, Chico Xavier, que com certeza vc não tem a menor ideia de quem sejam e não conhece as suas obras…seria muito bom tb deixar em paz os milhões de Santos que os homens canonizam, afinal todos eles tb já morreram e não ressucitaram.

  23. Edmar G. Vieira01.12.10 - 23:30
    Foto do autor

    Carissimos, veja o capitulo 1 de Genesis nele esta claro que DEUS criou os seres voadores, seres terrestres… e criou HOMEM e MULHER como criatura.

    Logo o HOMEM e MULHER já existiam antes de ADÃO e EVA esses foram criados para morar no EDXEN escolhidos assim como Moises, Abraao e outros esses foram criados não como criatura mas sim HOMEM DE DEUS.

    Por isso Caim encontrou com outras tribos (Criaturas Homem Mulher), pois já existiam homens e mulheres na terra antes da craiçaõ do EDEN.

    Por favor LEAIM GENESES 1 e vejam a criação do HOMEM e MULHER.

    As não contradições estão óbvias e as leituras da Biblia também, basta ler e entender que antes de ADÃO e EVA DEUS Criou Homem e Mulher assim comos todos os bichos plantas ETC.

  24. Trelin07.12.10 - 19:04
    Foto do autor

    Edmar G. Vieira em 01, dez. 10 às 23:30 escreveu:

    Carissimos, veja o capitulo 1 de Genesis nele esta claro que DEUS criou os seres voadores, seres terrestres… e criou HOMEM e MULHER como criatura.

    Logo o HOMEM e MULHER já existiam antes de ADÃO e EVA esses foram criados para morar no EDXEN escolhidos assim como Moises, Abraao e outros esses foram criados não como criatura mas sim HOMEM DE DEUS.

    Por isso Caim encontrou com outras tribos (Criaturas Homem Mulher), pois já existiam homens e mulheres na terra antes da craiçaõ do EDEN.

    Por favor LEAIM GENESES 1 e vejam a criação do HOMEM e MULHER.

    As não contradições estão óbvias e as leituras da Biblia também, basta ler e entender que antes de ADÃO e EVA DEUS Criou Homem e Mulher assim comos todos os bichos plantas ETC.

    Qual e’ a tradução da sua bíblia ?

    No Capitulo 1 da Gênesis no quinto dia
    versículo 26
    “E Deus proseguiu , dizendo :
    ‘Façamos o homem a nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e …’

    >> da minha parte
    Curioso isso heim !!! “a nossa imagem”

    seguindo :

    Capítulo 2
    versículo 5
    “Ora, não havia ainda nenhum arbusto do campo na terra e não
    brotara ainda nenhuma vegetação do campo, porque Jeová Deus
    não fizera chover sobre a terra e não haviam homem para lavrar
    o solo.”

    >> repara que depois de narrar a Criação nos 6 dias
    Moisés começa a detalhar melhor a criação do Homem.

    veja agora que interessante no
    capítulo 3
    versículo 20
    “Depois disso, Adão chamou a sua espôsa pelo nome de Eva,
    porque ela havia de tornar-se a mãe de todos os viventes.”

    da minha parte :
    Ao que dá a entender e’ que Moisés faz primeiramente um
    resumo do que foi feito em cada dia.

    Depois Ele explica com mais detalhes a criação do Homem.
    Curioso que nesta tradução que obtive esses capítulos e versículos
    e’ das testemunhas de Jeová, depois vou verificar a do João Ferreira
    e depois o original em hebraico.

    To te falando isso porque as traduções mudam bastante de uma para outra, a exemplo disso e’ que as testemunha de Jeová começam corretamente chamando Adão que em hebraico é Adam de Homem e depois traduzem somente para Adão.

    Em Resumo : suas colocações me fizeram reanalisar a questão, mas
    pelo que tô vendo novamente, dá sim a entender que Adão e Eva
    foram os primeiros Humanos de acordo com a Gênesis de Moisés.

  25. Leonardo04.01.11 - 13:19
    Foto do autor

    Incrivel como são prepotentes…cada um a sua maneira dizendo que respeita a opinião do outro com aquele ar de prepotencia dos cultos. Ridículo. Vocês sabiam que tem gente morrendo de fome agora…..quer tem gente na fila de hospital morrendo sem médico ou remédio…..que tem gente q não sabe ler e escrever……Acho que Deus tem mais coisa pra fazer no mundo do que se preocupar com quem nasceu primeiro ou quem está certo. Pra mim Maomé, Kardec, Edir Macedo, etc etc etc, são homes e por definição são falhos e pecadores como eu, e não sou eu que vou julgá-los

  26. Trelin10.01.11 - 21:43
    Foto do autor

    Leonardo em 04, jan. 11 às 13:19 escreveu:

    Incrivel como são prepotentes…cada um a sua maneira dizendo que respeita a opinião do outro com aquele ar de prepotencia dos cultos. Ridículo. Vocês sabiam que tem gente morrendo de fome agora…..quer tem gente na fila de hospital morrendo sem médico ou remédio…..que tem gente q não sabe ler e escrever……Acho que Deus tem mais coisa pra fazer no mundo do que se preocupar com quem nasceu primeiro ou quem está certo. Pra mim Maomé, Kardec, Edir Macedo, etc etc etc, são homes e por definição são falhos e pecadores como eu, e não sou eu que vou julgá-los

    Ridículo é você Leonardo.

    Aquí e’ um forum de estudos da doutrina Espírita.

    A respeito que você diz se sabemos que tem gente morrendo de fome
    e tal e tal…, Eu sei e se isso te preocupa tanto a ponto de nos lembrar, o que você está fazendo aqui dando pitaco, vai você fazer
    caridade antes que essas pessoas morram mesmo de fome.

  27. castroline16.02.11 - 12:50
    Foto do autor

    vc esta errado

  28. ana talita19.02.11 - 10:34
    Foto do autor

    Vcs não tem o q fazer e ficam inventando coisas p/ cofundir as pessoas.

    Mas fazer o q, não sou ninguem pra julgar as pessoas.

  29. ana talita19.02.11 - 10:40
    Foto do autor

    me desculpa mas aqui fala q vcs nao aceita mensagens com conteúdo difamatório, racista ou de incitação à violência;
    2. com linguagem grosseira, obscena ou pornográfica;
    3. anônimas ou assinadas com email falso;
    4. fora do contexto do blog.
    mas o tal de trelin respondeu com insulto o leonardo isso nao é errado?

  30. junior06.03.11 - 17:23
    Foto do autor

    deem uma olhada em 1 corintios 15:45, Adao foi o primeiro homem criado po Deus.

    Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.

  31. Ricarte30.03.11 - 14:05
    Foto do autor

    Francisco, creio que entendo seu posicionamento ao ser um defensor da sua Fé. Mas ela está firmada em quem ou que? Se me disser em Deus, ótimo! Mas como encontramos revelações dEle para que venhamos a crer?(Bíblia*) Onde temos base para entender a relação dEle conosco(*)? Citas a Bíblia, mas será que realmente a entende? Ou realmente a considera? Ou só cita o que te convem? Pq então deveria considerar o resto dela tbm. Que temos várias alegorias, é verdade, mas a teologia nos ensina como as identificar e como as entender. Nem todos tem a revelação pela parte de Deus, são poucos. Pois muitos querem entender a * apenas para se servir dela. E não para servir a Deus.
    Se fóssemos ler:
    Deuteronômio 18:11
    Lucas 16:31
    Hebreus 9:27
    1 corintios 15:45
    ROMANOS 5
    —-
    Me entriga pessoas dizerem que acreditam na Bíblia e extrair apenas o que lhe convém! Tipo? Extrair o que quer para fazer vento de doutrina! Então vamos ler:

    E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.
    1 João 4:3
    Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
    João 14:6
    “”"”"Eu e o Pai somos um”"”"”". Novamente os judeus pegaram pedras para apedrejá-lo, mas Jesus lhes disse: “Eu lhes mostrei muitas boas obras da parte do Pai. Por qual delas vocês querem me apedrejar?” Responderam os judeus: “Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque você é um simples homem e se apresenta como Deus”. (João 10:30-33)

    Em suma:
    Paulo disse: “Ele é a imagem do Deus invisível… Nele a Sua totalidade teve o prazer em residir”. João disse que Jesus criou o mundo. Pedro disse: “todo aquele que acredita Nele tem os seus pecados perdoados através de Seu nome”.

    Para entender a Cristo e o Novo Testamento NUNCA, digo NUNCA, podemos isolar os textos da Cultura Judaica. Ou seja, Isolar o Novo testamento do Antigo. (Ver: Hebreus 9 para saber o que significa Testamento)

  32. lourival amorim = missionario21.04.11 - 23:30
    Foto do autor

    adao e´ sim o primeiro homem,a biblia e a palavra de Deus o livro da verdadeira profecia., Adao e Eva tiveram muitos filhos e filhas, se adao entrou a eva carne da sua propria carne,seria muito caim entrar a tua propria irma? lembras das filhas de lo´? que tiveram filhos com proprio pai para continuarem a sua descedencia.,se a descendencia era importante imagina a raça humana., o fato de caim habitar na terra de node , voces nunca viram um vo morar na casa de neto ou na casa de um filho ou na casa de um bisneto? a bibli disse que temos a mente de cristo e so os espirituais sabem essas coisas

  33. jose16.05.11 - 10:29
    Foto do autor

    ana talita em 19, fev. 11 às 10:34 escreveu:

    Vcs não tem o q fazer e ficam inventando coisas p/ cofundir as pessoas.

    Mas fazer o q, não sou ninguem pra julgar as pessoas.

    É mil vezes ficar de boca feichada do que falar o que não sabe pois o ser humano está certo em buscar descobrir suas origens

  34. Augusto20.05.11 - 20:08
    Foto do autor

    Amigos, a Biblia jamais vai ser entendida pelos homens carnais, é necessário o discernimento do Espírto Santo e isso é privilégio de poucos. Se tentarmos carnalmente entende-la e manifestar o que entendemos vamos gerar discussões intermináveis que vão levar a lugar nenhum. A coisa boa disso tudo é que muitos movidos pela curiosidade dão seus primeiros passos para conhecer a Verdade que é Jesus. E quanto aos que acham que as Igrejas evangélicas querem apenas dinheiro, quero lhes dizer que a grande maioria delas não conseguem nem pagar o aluguel dos prédios e que muitos Pastores passam por extremas dificuldades e privações, sem falar dos queridos missionários que deixam tudo que possuem para levar a Palavra de Deus por todo o mundo, passando por situações que muitos não aguentariam fazendo isso apenas por amor ao próximo e a obra de Deus, que é a essência do amor. Os aproveitadores que ganham dinheiro com o evangelho vão acertar as contas é com Deus que sabe o profundo de nosso coração além de sua glória estar apenas nesse mundo enquando que a do verdadeiro Cristão está na vida eterna junto do Senhor dos Exércitos.

  35. Ivan Nunes27.05.11 - 21:55
    Foto do autor

    Caros amigos, nunca vi tanta estupidez juntas. Estamos diante de fábulas, estórias inventadas por espíritas desinformados, como Cardec, um simples mortal como qualquer um, e pior tem pessoas que acreditam nessas bobagens que ele diz em seus livros. Tudo mentira, doutrina de demônios, na tentativa de enganar mais e mais o ser humano, feito a imagem e semelhença de Deus. E como ele tem outros que inventam tantas mentiras que até eles mesmos pensam que é verdade, rsrsrsrsrsr. O espiritismo não sabe nada, e ficam fazendo suas interpretações falsas, tudo enganação!!!! saiam fora disso!!! abraço para os sensatos.

  36. edirson28.06.11 - 00:51
    Foto do autor

    minha opiniao e que no inicio nao havia luz. um chque entre dois meteoros formados pelas materias terrestres que conhecemos fez surgim o sol e os estilhacos formaram os planetas e galaxias a terra teve sorte de ficar bem posicionada ao redor do sol e seu giro trazendo noite e depois dia, esta sequencia de frio e calor fez surgir as plantas As plantas troxeram fungos bacterias etc..os pimeiros animais partiram dai os homes surgiram etre dois grupos de primatas que pardos e negros seus filhos nasseram com caracteristicas humanas dai so restou aperfeicoar…respeito todas as religioes mais penso assim Tchau.

  37. ERNANI13.07.11 - 17:16
    Foto do autor

    Quero lhes dizer duas verdades: 1ª-A Bíblia é a pura fala de Deus, e não interessa se Adão foi o primeiro, o que interessa, é que Deus é único, e que a salvação só é recebida por intermédio de Jesus Cristo. Sou Católico graças à Deus, e creio no Evangelho(Bíblia) integralmente. 2ª somos todos filhos do mesmo Deus, e devemos agir todos como irmãos em Cristo… tchau tchau…!!!

  38. Fabricia04.11.11 - 15:10
    Foto do autor

    Olá,
    Fui Kardecista e médium por quase 20 anos. Com o tempo percebia que os espiritos de luz se contradiziam.
    Sugiro aos adeptos do espiritimo que busquem outras fontes de leitura que não sejam psicografadas.
    Recomendo um livro de pesquisa chamado “EM DEFESA DE CRISTO” de Lee Strobel, ele é jornalista criminalista e ex ateu. Existe também um video em 7 partes que fala sobre sua pesquisa sobre JESUS.
    “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Confesso, realmente, a biblia é um livro difícil, entretanto, precisamos pedir ao Espirito Santo que nos ajude a interpretá-la. É incrivel, quando comecei a estudá-la verdadeiramente, tudo ficou clara.
    Hoje, não sou mais escrava de espiritos ou seres desencarnados. JESUS nunca doutrinou espiritos em seu nome, Ele o expusava.
    Amados, conheço a fé kardecista e a bondade que vem do coração de todos, realmente como filosofia ela é “atraente”, mas não traz paz de espirito e não a vida eterna com Pai. Meu desejo é que haja libertação e conhecimento do que realmente JESUS representou para nós. Fiquem na paz do Senhor e não discutam sobre esses assuntos, ninguém convence ninguém, apenas o Espírito Santo é capaz de nos mostrar. Amém!!!!!

  39. RICARDORJ10.11.11 - 21:25
    Foto do autor

    Prezada Fabrícia.Kardecista é designação incorreta para adepta do Espiristismo,o correto é espírita.Respeito sua opinião mas não concordo com vc.O Espírito Santo que vc cita é na verdade a designação para o conjunto dos espíritos superiores,as virtudes do céu,no dizer de Kardec.E como espírita de todo meu coração,não sou escravo de nenhum espírito,até porque os espíritos verdadeiramente superiores,são bondosos e sérios no seu trabalho de conduzir a humanidade na senda evolutiva,não sei se vc se lembra da Escala espírita no Livro dos Espíritos.A palvra espírito nos arrias evangélicos tem uma conotação negativa,muita das vezes remetendo á idéia medieval de demônio ou ser mafazejo.Quem entende verdadeiramente o Espiritismo,não se sente escravo de nenhum Espírito,nem teme a Deus ou a Jesus,mas sim os ama e compreende totalmente.Se vc se encontrou na sua atual religião,ótimo,seja boa cristã nos moldes evangélicos aos quais vc se coaduna.Lembre-se que aqui é um espaço genuinamente espírita, e comentários que desqualificam de alguma maneira a Doutrina Espírita,serão sempre replicados,de maneira sempre civilizada,eu espero.O Espiritismo é doutrina de luz que muito está contribuindo para o progresso planetário!Muita paz!

  40. RICARDORJ15.11.11 - 21:20
    Foto do autor

    Correção:A palavra espirito nos arraiais evangélicos tem uma conotação negativa,muitas das vezes remetendo á idéia medieval de demônio ou ser malfazejo.

  41. roberto30.10.12 - 21:42
    Foto do autor

    RICARDO VERAS em 07, jun. 07 às 15:40 escreveu:

    CAROS AMIGOS:A LUZ DO ESPIRITISMO,HÁ 150 ANOS, VEM ILUMINANDO A CAMINHADA DA RAÇA HUMANA.SEU ESTUDO SÉRIO,E SUA PRÁTICA NA VIDA DIÁRIA,SÃO EXCELENTES MEIOS DE CRESCIMENTO E EQUILÍBRIO(NÃO AFIRMO AQUI QUE SEJA O ÚNICO CAMINHO),PREPARANDO O SER HUMANO PARA QUALQUER VISCISSITUDE DA VIDA,MESMO AS PIORES.AS ALEGORIAS BÍBLICAS,EXPLICADAS Á LUZ DO ESPIRITISMO,ASSUMEM OUTRO SIGNIFICADO,E AÍ SIM,PODEM SER DE GRANDE AJUDA PARA O BUSCADOR DA VERDADE.NÃO VAI AQUI NENHUMA CRÍTICA AOS IRMÃOS EVANGÉLICOS,É SÓ UMA CONSTATAÇÃO MINHA ,E DE MILHÕES DE ESPÍRITAS.PAZ E LUZ A TODOS.RICARDO VERAS.

    Olá gente, gostei do tratado sobre esse asunto que bateu com meu pensamento acerca dessas épocas, raças e criação de Deus, mesmo sendo um ministro evangélico, entendo que muitos interpletes da sagradas escrituras em nosso meio não consegue mais interpletações axiomáticas, não deixam a razão agir conjuntamente com o espirito para a verdadeira descoberta das verdades, eu sempre tive grande adimiração pelos espíritas, fui espírita na minha infancia, meu professor foi um almirante da marinha nos anos 70, entre 78 e 81, no centro comunitario da vila militar de salvador, o renomado comandante Stuart, essa semente ficou, e procuro sempre fazer minhas meditações a base da razão e pesquizas, isso é muito bom! Um forte abraços.

  42. jOSÉ30.10.12 - 21:56
    Foto do autor

    Deus não irira por seus filhos em um jardin escuro, sem casa ou abrigo, sem iluminação, nús, fazer roupas de folhas( que ingenuidade) e depois matar uma das suas criaturas amadas e tirar a pele para fazer roupas se poderia fazer de linho ou algodão, onde estar a mente desse povo meu DEUS? DEUS É DEUS, ELE nao é deus( com letra minúscula) então esse deus que fez Adão não era o verdadeiro DEUS!
    talvez fosse apenas um representante, ou um anjo, um descedente dos atlantes ou sei lá o que? O cridor dos ceus e do universo é insondavel, todo poderoso, eterno, faz ser o que não existe, esse sim é o verdadeiro DEUS; ACORDEM MEU POVO!.