Caim fundou uma cidade sem ter quem habitá-la

Herculano Pires

Com quem se casou Caim, ao retirar-se para a terra do Node, se Adão e Eva eram as primeiras criaturas humanas? Caim era a terceira. Não haveria mais gente em toda a Terra. Mas a Bíblia nos conta o seguinte: “E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho“. (Gênesis, IV: 17).

Não há explicação teológica que possa resolver as contradições do texto. É evidente que Caim não era a terceira criatura da Terra, mas apenas o primeiro descendente de uma nova raça, que surgia num mundo já povoado e evoluído.

A mulher de Caim era de outra raça, do povo que habitava a terra de Node. Os costumes da época ressaltam de todo o texto. Ao construir uma cidade, Caim lhe deu o nome do filho, homenagem comum nos tempos antigos e ainda hoje comum entre os pioneiros de zonas novas. E com que povo ia Caim povoar a sua cidade? Pensaria em faze-lo apenas com a sua geração? Claro que isso seria absurdo. Era o povo de Node que teria de habitar a cidade de Caim.

O fato mesmo de Caim ser lavrador e Abel pastor já nos mostra que Adão e Eva viviam numa civilização constituída. Se já havia profissões, divisão do trabalho, especialização da produção e até mesmo fundação de cidades, é evidente que o mundo não estava começando, mas já havia começado há muito tempo. Não se pode ajeitar as coisas, diante destes dados do texto. O que se pode e deve fazer é interpretar o texto, desvendar-lhe o sentido, decifrar-lhe o símbolo como o fez Allan Kardec.

A raça adâmica era uma nova raça que surgia na Terra, proveniente de migrações espirituais. Sua missão era auxiliar o desenvolvimento do planeta, ajudar os seus habitantes primitivos a se elevarem espiritualmente. Não surgia milagrosamente, mas de forma natural, por descendência biológica de outras raças mais aperfeiçoadas. Entretanto, como era necessário preservar a condição evolutiva dessa raça, a fim de que ela não se perdesse na animalidade terrena, a Bíblia usou o mito da criação direta de Adão e Eva por Deus.

A descendência de Caim e a genealogia do povo hebreu, que vêm nos versículos seguintes da Bíblia, desse mesmo capítulo IV: 17-26, e do capítulo V: l -32, provam precisamente o que acabamos de acentuar. Os casamentos ali referidos não podem ser explicados sem a existência de outros povos, na Terra, como não se pode admitir que a corrupção do gênero humano tenha ocorrido na descendência de Adão. Insistir na aceitação literal dessas coisas, a pretexto de que a Bíblia é “a palavra de Deus”, só serve para desmoralizar a Bíblia e a própria religião.

Já é tempo das criaturas pensantes examinarem problemas tão sérios com maior seriedade.

 comente, participeCOMENTAR USANDO FACEBOOK




 comente, participeCOMENTAR USANDO WORDPRESS

29 comentários para “Caim fundou uma cidade sem ter quem habitá-la”

  1. RODRIGO13.07.07 - 00:52
    Foto do autor

    QUEM FOI A MULHER DE CAIM?
    Tipo: Esboços e estudos bíblicos / Autor: Pr. Isaias da Silva

    “E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque”, Gn 4:17.

    Por esse versículo dá a entender que nesse tempo já havia muitas pessoas vivendo aqui na terra, não somente Adão, Eva, Caim e Abel (que já havia sido assassinado), pois Caim edificou uma CIDADE. Prá que cidade se não existisse moradores? Só para Caim e sua família bastava uma casa, e não uma cidade.

    Caim mesmo após matar a seu irmão e ser repreendido pelo Senhor, disse: “… e será que todo aquele que me achar me matará”, Gn 4:14. Quem é esse TODO a que Caim estava se referindo? Só pode ser outros moradores da terra, irmãos, primos, ou sobrinhos seus.

    É possível que quando Caim matou Abel, já estivesse casado. (A Bíblia não diz que sim nem que não)

    DA ONDE ENTÃO SURGIRAM ESSES MORADORES SE A BÍBLIA REGISTRA APENAS ADÃO, EVA, CAIM E ABEL? OBSERVE A NARRATIVA BÍBLICA:

    “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão”, Gn 4:1.

    “E teve mais a seu irmão Abel…”,Gn 4:2a. Sabemos que nenhum ser humano tem um filho hoje e outro amanhã, portanto entre o nascimento de Caim e Abel se passaram no mínimo quase um ano.

    “… e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra”, Gn 4:2b. Naturalmente Caim e Abel cresceram como qualquer outra criança, o que passaram sem dúvida MUITOS ANOS desde o nascimento até terem uma profissão.

    O que aconteceu nesses anos em que Caim e Abel foram crescendo? Aconteceu a coisa mais natural que existe entre um casal, “Adão e Eva continuaram tendo filhos E FILHAS”, Gn 5:4.

    “E aconteceu, AO CABO DE DIAS, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor”, Gn 4:3. O que quer dizer “cabo de dias?”. Significa que mais algum tempo se passou, enquanto isso os outros filhos e filhas de Adão e Eva foram crescendo e se tomando adultos.

    Veja isso agora:

    “Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho a sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome SETE”, Gn 5:2,3. Veja esses versículos com atenção, essa narração diz que Deus criou o homem e a mulher, eles tiveram UM filho e colocaram nome de Sete. Porque colocaram o nome de Sete nesse versículo se sabemos que ANTES de Sete nasceram Caim e Abel?

    Foi porque Abel já estava morto, e Caim foi rejeitado por Deus, por isso a Bíblia relata principalmente os nomes das pessoas que são importantes para a história da salvação.

    Em Gn 5:4 diz: “E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou “FILHOS E FILHAS”.

    É por isso que os nomes dos outros filhos e filhas de Adão e Eva não serem mencionado nas escrituras. Foi citado apenas os personagens principais da história da humanidade, MAS JÁ HAVIA MUITAS OUTRAS PESSOAS QUE NUNCA FORAM CITADAS POR NÃO FAZEREM PARTE DO PROPÓSITO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DA HUMANIDADE.

    Também é possível supormos que o próprio Abel já fosse casado, antes de ser assassinado por seu irmão.

    Visto que Deus começou a humanidade apenas com um homem (Adão) e uma mulher (Eva), CLARO que os primeiros casamentos só poderiam ser feitos ENTRE IRMÃOS, já que não existia outra pessoa com quem se casar.

    Para os que acham que ISSO É UM ABSURDO e que SERIA CONTRA a vontade de Deus, veja Gn 7:7: “E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio”. Como foi que a humanidade se multiplicou novamente APÓS o dilúvio? Pois só ficou viva a família de Noé. Não foi através do casamento entre parentes? Se Deus fosse contra essa prática ele teria deixado pelos menos DUAS famílias diferentes na arca, como também teria criado dois homens e duas mulheres no princípio.

    Não diz a Bíblia também que ABRAÃO ERA CASADO COM SUA PRÓPRIA IRMÃ? Veja Gn 20:12: “E, na verdade, é ela também minha irmã, FILHA DE MEU PAI, mas não da minha mãe; e veio a ser MINHA MULHER”. E não foi ele o escolhido por Deus, e o nosso “Pai na fé?”

    E quando Abraão já era de idade avançada, onde foi que ele fez seu servo prometer que ia buscar uma esposa para Isaque? Não foi no meio dos seus parentes? “… mas que irás à minha terra e à minha parentela e dai tomarás mulher para o meu filho Isaque”, Gn 24:4.

    Quem escreveu o artigo acima?

    Pr. Isaias da Silva
    Pastor filiado a COMIEADEPA sob nº 1328, teólogo, Professor de Teologia, Compositor evangélico, Escritor evangélico. Fundador do IBIBRAC – Instituto Bíblico o Brasil para Cristo, em Sumaré – SP. Fundador do IBADESPA – Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Sul do Pará. Fundador e Presidente do MIPEB – Ministério Pentecostal de Ensino Bíblico. Diretor Executivo da FAETAM – Faculdade de Educação Teológica da Amazônia. Diretor Pedagógico da ETADEPA – Escola Teológica das Assembléias de Deus no Estado do Pará.

    Com quem se casou Caim?

    Caim foi o primeiro filho de Adão. Em Gênesis 4.2 encontramos Caim como lavrador, ou seja, já como homem adulto. Então ele matou seu irmão e saiu da face do Senhor (versículo 16), indo habitar na terra de Nodeversículo (evidentemente ela deveria ter este nome quando Moisés escreveu o Gênesis e significa “nômade” ou “errante”). Não nos é dito quanto tempo se passou do versículo 16 até o versículo 17, quando Caim encontra uma esposa. A Bíblia não nos diz e só podemos nos basear em conjecturas. Mas são conjecturas perfeitamente possíveis e nada têm de estranho.

    Alguns, que não crêem, procuram usar desta passagem para desacreditar o escrito divino. Em Gênesis 5.3 nos é dito que Adão estava com 130 anos quando gerou Sete, e esta idade deveria ser um pouco mais que a idade de Caim. Lembre se que Adão foi criado adulto e deve ter caído em pecado logo após a criação de Eva pois, embora Deus já tivesse ordenado que se multiplicassem (Gênesis 1.28), Adão só conheceu sua mulher após ter sido expulso do Éden (Gênesis 4.1).

    Embora a primeira impressão que se tem é que Sete tenha sido o terceiro filho de Adão e Eva, não podemos afirmar isto com certeza, pois a Palavra de Deus geralmente assinala apenas o nome daqueles que têm alguma importância no contexto ou de quem viria uma genealogia. É comum também se omitir o nome das filhas. O fato de, por exemplo, não encontrarmos os nomes dos descendentes dos bisnetos de Caim não significa que não tenham existido. Simplesmente não são citados pois nada tinham a ver com o relato divino.

    Porém, supondo que Adão não tenha tido filhos além de Caim e Abel, depois de haver gerado Sete, Adão viveu mais oitocentos anos e “gerou filhos e filhas”. Quantos? Não nos é mostrado, mas você pode imaginar. Se um casal brasileiro consegue gerar uma média de 4 filhos, vivendo uma média de 60 anos, o que não faria durante 800 anos, em condições de saúde muito menos prejudicadas pelo pecado do que a que vemos em nossos dias! Junte se a isto os filhos de sua descendência e você chegará a números enormes.

    Creio que se Caim viveu uns oitocentos anos (que era a média da época), quando estava com uns trezentos anos já podia escolher, entre milhares de primas, sobrinhas e parentes distantes, uma esposa para si. E não somente isto, como também já podia construir uma cidade para abrigar tanta gente, como realmente o fez no capítulo 4.17. Não faria sentido construir uma cidade se não existisse já uma população para ela. Já li um cálculo que foi feito da população da Terra na época do dilúvio, que aconteceu cerca de 1700 anos após a Criação, e é fantástico o número de pessoas que poderiam estar habitando a Terra.

    Não há nada de anormal nisso se multiplicarmos a geração de um homem de nossos dias por dez, que seria o equivalente aos oitocentos anos em média que se vivia então. Pela extensão dos anos de vida do homem naquela época, é possível que netos de Caim, ou até mesmo filhos de sua velhice, tenham perecido no dilúvio. O problema maior para entendermos tudo isso reside no fato esquecermos que o tempo de vida de um homem antes do dilúvio era muito maior que hoje. Mas podemos ficar sossegados; Caim teve tempo suficiente para ter várias opções de escolha até tomar uma esposa para si.

    OBS.: DEUS TEVE MISERICÓRIDIA DE TI!

  2. RICARDO VERAS04.09.07 - 16:07
    Foto do autor

    ESTA AÍ UMA BOA PASSAGEM BÍBLICA PARA NOSSOS IRMÃOS EVANGÉLICOS NOS EXPLICAR, COM ARGUMENTOS LÓGICOS E PLAUSÍVEIS. PELA LETRA FRIA NÃO HÁ EXPLICAÇÃO. SÓ A LUZ DO ESPIRITISMO PARA ACLARAR ESSAS E OUTRAS QUESTÕES.

  3. chara29.08.08 - 14:52
    Foto do autor

    Eu que não fui a mulher de caim!

  4. HAHAHA (celso)17.11.08 - 01:45
    Foto do autor

    E facil acreditar em algo que nao é provado… cain casou-se com uma mulher depois de ser expulso do eden? vixi, mas adao e eva nao era os primeiros? vixi entao esse genises e lorota em! kkkk… fala que é a palavra de Deus, Deus disse no ouvido de vcs que era dele? é facil alguem modificar textos ja que mataram pessoas se dizendo em nome de Deus no tempo da inquisição, assassinos colcoando nome de Deus em vao nas mortes q assassinou, nao seria apropriado mudar coisas da biblia para reter o cristao a nao mexer com coisas que o vaticano abonimasse? o vaticano, e nao Deus… Quem realmente pode provar que toda a historia é verdadeira? genises foi escrito por um Homen! mesmo que tenha sido inspirado por Deus… mas quanto tempo tem o jardim do eden? por quantas bocas e maos essa historia passou? a verdade te libertará e tem gente que briga por causa de um texto que nem tem como provar que é real… procura algo q sintas que realmente vai te preencher ou te fazer ver a verdade pois somos uma humanidade infelismente ainda burro por aceitar certas coisas sem provas especificas!…

  5. kaka tenorio12.01.09 - 17:13
    Foto do autor

    rsrsrs concluindo, a mulher de caim era irmã dele?…naquela época não era pecado? porque?…será que a genética deles eram tão forte assim para adão viver 800 anos, e ter outros filhos com suas filhas? segundo a biblia?, então…porque a biblia não cita o nome da mulher de caim antes da cronologia da passagem biblica? e porque caim a encontrou acho, tão longe numa cidade ai chamada enode,e a fundou sozinhoo? comoo?ksoaksoak sei lá…sendo que nem os profetas eram daquela época, será que ja haviam profetas naquela épocas?, sendo que nem a biblia cita os nomes dele para tão grande esclarecimentos dessas historias biblicas?…

    aiaiaiii meu deussssssssssssssssssss!

    bibliaa é coisa difiçíl de explicarr, mais quero encontrar a resposta para a povoação humanaaa, e quem eramos!?

    não acredito nessas historinhas , acredito nas pessoas boas.

  6. valdir02.03.09 - 08:46
    Foto do autor

    Em primeiro lugar Abel é que era Pastor e Caim Lavrador há um erro no texto acima digitado OK. Uma outra dificuldade de muitos não compreenderem a Palavra de Deus é simples esta escrito: nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 2 Co 4:4 Só podemos crer pela fé e isso não vem dos homens é dada por Deus ver os textos: Eféisos 2:8 e 2 Tm 3:16 Que o Espirito Santo abra seus olhos espirituais. Deus o abençoe em Cristo Jesus nosso unico Senhor e Salvador.

  7. Marcelo Leite02.03.09 - 09:25
    Foto do autor

    Obrigado pela correção Valdir.

  8. Joaquim21.04.09 - 17:33
    Foto do autor

    Deus como perfeição suprema, se aceitaria ofertas de Abel nem de Caim, muito menos recusando, apenas a de Caim, que não seria um ato divino. Também se eles eram ós primeiros seres da Terra e, já que um era pastor e o outro lavrador, viviam em cidades, os trogloditas não viveriam em cavernas e com atitudes slvagens, já que sendo descentestes daqueles teriam recebidos seus conhecimentos.

  9. kaka Tenorio22.04.09 - 20:41
    Foto do autor

    Mais a conclusão da povoação são os proprios?”Adão e Eva”? para o povoamento?

    soube de umas historinhas interessantes sobre a biblia, um documentário que passou no discovey channel, que a biblia foi escrita eni vezes…

    Mmmmmmmmmmmmmmm

  10. Lawfer23.04.09 - 09:49
    Foto do autor

    Entao naquele tempo relacoes incestuosas.. PODE

    alem disso, oferecer oferta para Deus…. como se Ele de fato necessitade de ofertas………

  11. lais28.04.09 - 12:56
    Foto do autor

    graça e paz!!!!
    muitoo bom o seu estudo
    que o SENHOR JESUS possa continuar te abençoando
    e te revelando a cada dia mais e mais!!!!
    DEUS o abençoe !!!!
    fika na paz!!!!

  12. lais28.04.09 - 13:05
    Foto do autor

    lawfer!!!
    é obvio que DEUS naum precisa da sua oferta pois com ou sem a humanidade ele continua sendo DEUS!!!
    MAIS VC TEM QUE OFERTAR PARA VC SE REDIMIR
    e ver que ate nas finanças vc precisa de DEUS!!!
    e vc ve DEUS É tao misericordioso que ainda criou uma maneira de nós abençoar!!
    pois a oferta é uma semente se vc semear ira colher!!!
    DEUS abençoe a sua vida!!!

  13. lais28.04.09 - 13:07
    Foto do autor

    nao é que relaçoes inceituosas podiam mais naquele tempo nao era como hoje!!!!
    hoje tem homens e mulheres diferente entao para que se casar c/ alguem da familia sendo que DEUS já fez que a humanidade se multiplicasse para que isso naum continuasse acontecendo!!

  14. paulo20.08.09 - 12:31
    Foto do autor

    Todos descendemos de Adão e Eva, essa explicação que muitos dão afirmando que existiam outros povos além de Adão e Eva nao confere (At 17:26; Gn 3:20).

    Primeiramente quando a bíblia relata que Caim “conheceu” a sua esposa, não quer dizer que ele a conheceu de fato, mas quer dizer que ele teve relações sexuais com ela e deu origem a um filho. Caim já deveria ter essa esposa na época em que matou Abel pois ele já era adulto. Note que quando Eva tem um filho se afirma que Adão “conheceu” a Eva (Gn 4:1; Gn 4:25), ou seja, tiveram relações e deram origem a um filho.

    Deus mandou Adão e Eva se multiplicarem e povoarem a terra (Gn 1:28; Gn 3:16), não teria cabimento terem apenas três filhos. Em Gn 4:5 a palavra nos diz claramente que Adão teve filhos e filhas, de fato a esposa de Caim poderia ser uma irmã ou uma sobrinha pelo fato de todos descenderem de Adão.

    Isso não era considerado incesto na época porque somente milhares de anos depois, na época de Moises, que Deus condenou relações entre familiares proximos (Lv 18:6) e os problemas genéticos surgiram somente com o passar dos anos devido ao pecado do homem. Se não existisse relações entre parentes na época como eles iriam se reproduzir?

    Adão viveu muitos anos e com certeza não teve apenas três filhos, e esses filhos começaram a se multiplicar…

  15. Rinas04.09.09 - 11:02
    Foto do autor

    E conhecerei a verdade e a verdade vos libertará…
    Não adianta ficar tentando deturpar a biblia. A biblia só pode ser entendida por quem quer realmente quer conhecer a verdade. Se vc ler a bilblia sem crer no que está escrito, nunca vai entender.
    Faça um teste: Fale com Deus, peça a ele que lhe de o entendimento ai sim vá ler a biblia. Se você fizer isso crendo realmente então encontrará a verdade, e a verdade te libertará.

  16. Gilberto Baer07.09.09 - 00:03
    Foto do autor

    Como é possível pessoas que se tem como equilibradas acreditarem nesses textos escritos por povos primitivos que acreditavam no trovão ser manifestação do seu deus??? A luz da fé é a escuridão da lógica.

    Quem raciocina não precisa da mitologia bíblica para viver. Apenas “respeite o próximo ” e arquive a bíblia no rol das mitologias, ou melhor queime para que algum incauto não venha a encontrá-la e acreditando, comece tudo de novo.

  17. mara23.09.09 - 21:58
    Foto do autor

    povo de node????? preciso de mais explicaçoes

  18. Frank23.10.09 - 07:22
    Foto do autor

    Escutem! Vamos ser sérios, ok? Eu ñ pertenço NEM QUERO PERTENCER a religião alguma mas, sou crente num Deus Criador e inteligente, com elevação científica. As religiões foram concebidas pelos homens e o criador nunca lidou com religiões , mas sim com pessoas individuais.
    Dito isto, é obvio q o Paulo tem razão porquanto a Bíblia faz a história pelo lado dos elementos masculinos, mas diz q Adão e Eva tiveram filhas e a esposa de Caim poderia ter sido irmã ou sobrinha.

    2-Das cidades q ele fundou ele poderia vir a ser
    achado pelos descendentes de Abel pr ser vingar a morte do pai uma vez. É claro q s a Humanidade teria d começar por 1 único casal, eles teriam q acasalar com os seus irmãos, sobrinhos e primos durante algumas gerações. É ESTÚPIDO PENSAR O CONTRÁRIO!

    3-A minha questão ultrapassa essa “discussão menor”, é a questão q José Saramago levanta q é: Sendo a Lei e a Justiça de Deus IMUTÁVEL, prq ele deixou Caim vivo após ele ter cometido homicídio deliberado e assumido sem qq arrependimento??!! Mais tarde, esta Lei foi dada a Israel como exemplo da justiça divina “olho por olho, dente por dente, VALOR IGUAL POR VALOR IGUAL NO PRATO DA BALANÇA!

    Qnt aos idiotas q aqui falaram q tudo isto foi escrito por povos primitivos, eles nem sabem o qnt estão enganados e q É EXACTAMENTE O CONTRÁRIO! O Homem foi criado em perfeição e tem degenerado até aos dias de hoje. Adão durou 930 anos em perfeição física e ambiental. O seu tetraneto Matusalém durou 969. Os personagens bíblicos são bem reais e ñ figuras de fábulas pr lições de moral. As Igrejas, particularmente o Catolicismo têm mt responsabilidade na ignorância do povo. Mas, o povo é BASICAMENTE ESTÚPIDO prq consegue acreditar apenas no q lhe dizem e ñ naquilo q ele próprio pesquisou pr poder crer com conecimento dos factos

    Detesto “ouvir” ignorantes falar do q ñ conhecem!

  19. Rogério Cunha16.08.10 - 03:40
    Foto do autor

    Que a Paz do Senhor Jesus Cristo e sua verdade alcancem a todos que assim o desejarem!

    Sinto-me confortável em abordar o assunto em questão, visto desde tenra idade estar inserido no contexto espírita “Kardecista”. Queridos, posso dizer que nasci dentro de um Centro Espírita, pois que ainda criança de colo era levado por meus pais a tais lugares e, assim sendo, cresci respirando e processando a fé referente a sucessivas reencarnações como forma de aperfeiçoamento da nossa espiritualidade. Hoje, alicerçado em meus 46 anos de existência lhes faço a seguinte pergunta: O que você faria se descobrisse que o fundamento da sua crença está minado pela mentira?

    Leon Hippolyte acreditava ser a reencarnação do poeta celta de nome Allan Kardec. Ele dizia ter recebido a missão de pregar uma nova aliança, isso a 30 de abril de 1856, portanto surge, há apenas 144 anos, uma nova “religião”, se é que assim pode-se dizer. Infelizmente assim como em tempos passados e hoje em nossos dias discutimos religião, brigamos, nos indispomos uns para com os outros por divergirmos no campo das discussões teológicas.

    O que você responderia se lhe perguntassem: Você acredita em Deus? Com certeza a grande maioria das pessoas diria: – Sim, é claro, acredito!

    Amados! Prestem atenção, por favor. Durante mais de 40 anos de minha vida fui “umbandista (linha branca), servi aos orixás na nação, candomblé, etc.” Por último retornei ao Kardecismo, como forma de buscar consolo e descanso para minha alma tão perturbada por tantos anos de luta e aflição espiritual que passei. Sofri no meu corpo físico a crença do “Karma”, pois que nos dois braços do espiritismo, anteriormente citados, também se incute a idéia de que temos que pagar com nossas aflições o preço pelos erros e atos cometidos em vidas passadas e, assim sendo, fazendo jus a gozarmos de uma melhor vida vindoura.

    Kardec é considerado o apóstolo do espiritismo moderno e a sua figura de maior destaque. Escreveu livros, O Evangelho Segundo o Espiritismo e o Livro dos Médiuns. Suas idéias se espalharam pelo mundo e logo chegaram ao Brasil em 1865, trazido por Luiz Teles Menezes, que fundou o primeiro centro espírita em nosso país.

    Kardec dizia que os escritos espíritas pretendiam ser a continuação da Bíblia, a qual é a palavra de Deus. Você acredita em Deus? Você sabia que o espiritismo julga a Bíblia um livro falho?

    Vejam isto: No livro Lights and Shadows of Spiritualism (Luzes e Sombras do Espiritismo), Douglas Houme conta que o próprio Allan Kardec confessou-lhe no dia da sua morte: “Arrependo-me de ter criado a doutrina espírita”. Então… como posso colocar minha fé em algo que o próprio autor arrependeu-se de ter criado?

    Muitos se envolvem no espiritismo porque os espíritos se apresentam falando em Deus, para fazer o bem. Estes espíritos, como se crê, se apresentam como sendo de pessoas falecidas que vem até nós com mensagens da outra vida. Certa ocasião isto aconteceu comigo, pois que recebi uma carta sendo rotulada ao espírito de minha falecida mãe, não foi difícil naquele momento acreditar, pois estava completamente envolvido nisso desde pequeno. A Bíblia desmascara esses espíritos, revelando que são demônios disfarçados. Fazem o bem e imitam o falecido só para ter acesso às pessoas e destruí-las. De outro modo, como poderiam enganá-las? Ou vocês acham que o diabo viria com chifres, cauda de dragão e asas de morcego, com baforadas do ar fétido do inferno?

    Em Atos 16.16-18 – o espírito que acompanhava uma adivinha só dizia coisas boas a Paulo, mas o deixou perturbado. Com discernimento ele expulsou-o em nome de Jesus. Por que Paulo não chamou um médium? Porque, o “espírito de luz” era, na realidade, um demônio.

    Para fazer o mal, Satanás pode se travestir do bem, como anjo de luz. Ele usa pessoas boas e sinceras as enganando-as. Estas pessoas são levadas a crer que estão servindo a Deus porque não enxergam e, ou, não conhecem a verdade. Aconteceu comigo meus queridos! Fui cego, guiado por cegos e guiando cegos… espiritualmente falando.

    Qual seria a melhor maneira de Satanás se camuflar? Criando uma crença que promova o bem. É obvio! Todo mundo sabe que, desta forma, ele poderá agir livremente sem ser notado. Isso se chama sabotagem, estratégia muito usada na espionagem. O agente se disfarça de alguém… faz parte da sua vida diária. Ele entra e pode agir livremente porque é parte do enredo. Se ele representasse uma ameaça, seria expulso. Não é isso que ocorre com os espíritos?

    Quem é digno de mais confiança: o Evangelho Segundo Allan Kardec ou a Bíblia? A Bíblia foi escrita por inspiração divina, dentro de um período de cerca de 1.600 anos por mais de 40 escritores. Ela foi escrita por pescadores, doutores, reis, etc. Trata de centenas de temas diferentes, resultando em plena harmonia e nunca se contradizendo. Esses escritores pertencem a diversos continentes e usaram três línguas diferentes. Isso só pode ter sido obra das mãos de Deus (Salmo 105.119).

    Queridos, gostaria de me estender mais, mas isso exigiria muito tempo e daria muitas páginas. Se alguém quiser manter contato meu e-mail é: rogeriodacunha1@hotmail.com

    Deixo a vocês uns poucos versículos da palavra de Deus para que possam refletir a respeito deste tema tão necessário e não menos perigoso para nossas almas.

    É preciso ter atenção, é necessário ter discernimento, porque os falsos profetas (que também se intitulam espíritos de luz) muitas vezes parecem ser de Deus: 2 Coríntios,

    13 Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo.

    14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.

    Mas, estes, verdadeiros mercenários da perdição, não pregam a verdade, nem ensinam a sã doutrina:

    1 Timóteo 4

    1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,

    2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada.

    2 Timóteo 4

    3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,

    4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.

    E diz ainda que Satanás, através de seus seguidores operará e fará grandes sinais a fim de promover convencimento a humanidade.

    Queridos, graças a Deus, hoje sou um homem liberto e feliz, pois conheci a verdade e esta me libertou das garras de Satanás, pois que este veio ao mundo para roubar, matar, mentir e destruir.

    Se você não acredita na Bíblia como a palavra de Deus, inspirada por Ele e ditada aos homens, então pelo menos acredite Nela como um livro especial, do qual seu conteúdo remonta a mais de 4.000 anos.

    Deus diz: “Passarão os céus e a terra, mas minhas palavras não passarão”. Esta profecia por si só já fala. Por mais que inventem e criem novas religiões e novas seitas, elas não subsistirão diante da verdade de Deus.

    Para quem interessar possa, não sou pastor e nem obreiro de igreja, mas me encontrei com Deus quando me propus buscar a verdade e, afirmo a vocês, a Bíblia fala a verdade de Deus.

    Deus abençoe a todos e que seu Espírito Santo possa transmitir-lhes a verdade se assim você o quiserem para suas vidas. Amém!

  20. misericordia16.08.10 - 20:25
    Foto do autor

    Isso em vez de ser um aprendizado já tá virando uma celeuma, da sua opinião tudo bem! todos podem se expressar mas certas pessoas não tem maturidade de lê reter o que é bom pra você e ponto, quer doutrinar quer puxar pro sua crença, quer dar testemunho etc…

    Isso é um estudo não uma guerra de crenças ou sei lá o que, não entre para falar besteira sem ter conhecimento de nada.

  21. Ricardo RJ17.08.10 - 22:11
    Foto do autor

    Rogério Cunha, é seu direito comentar suas experiências e fazer juízo de valor do Espiritismo, kardecismo é designação inexata! Mas por favor, não veicule inverdade, nem calúnia, como a citação desse livro; Kardec nunca se arrependeu de ter codificado, e não criado, o espiritismo, e nunca disse que as revelções espíritas eram continuação da Bíblia. E muito menos se suicidou, como vários afirmam levianamente. Disse, sim que a doutrina espírita é o Consolador prometido por Jesus como está explicito em João 14 v 15 a 17 e 26. Por favor, vamos ao contraditório, mas não faltemos com a verdade, não fica bem para um crente em Deus como vc.

    Paz e tolerância a todos nós!

  22. loide18.09.10 - 22:59
    Foto do autor

    cara hoje com quase 60 nos que fui entender isso atravez dessa esplicaçao aqui que deus possaa iluminar mais e mais as mentes de todos nós

  23. Giancarlo15.10.10 - 19:34
    Foto do autor

    Somente queria informações sobre a ETADEPA

  24. Pr. Josué Gomes31.10.10 - 23:12
    Foto do autor

    Caro Amigo, Giancarlo, tenho o prazer de trazer as informações sobre a ETADEPA, uma Escola séria e que procura ensinar o conhecimento teológico à luz da Palavra de Deus. portanto nos procure no nosso endereço: Rod. Mário Covas, nº 2500 lá estaremos para lhe receber, nosso horário é de 8:30 às 14:00 de segunda a sexta feira.

  25. luiz pimenta13.03.11 - 22:56
    Foto do autor

    a finalidade da biblia nao e provar para ninguem a existencia de Deus. Nos temos a opcao de escolher entre o bem e o mal. A biblia foi escrita para nos observarmos o que acontece com quem escolhe o bem ou o mal, que e uma advertencia para que o ser humano nao faca a opcao errada, porque no julgamento final nao podera ser alegado que nao sabia, pois a biblia sera testemunha contra essa alegacao. Deus nao precisa dar conta a ninguem de seus designios, porem ele abre a mente de quem realmente acredita na imortalidade e sabe que a morte na realidade e o comeco de nova vida.

  26. Neemias Cruz19.03.11 - 08:17
    Foto do autor

    RICARDO VERAS em 04, set. 07 às 16:07 escreveu:

    ESTA AÍ UMA BOA PASSAGEM BÍBLICA PARA NOSSOS IRMÃOS EVANGÉLICOS NOS EXPLICAR, COM ARGUMENTOS LÓGICOS E PLAUSÍVEIS. PELA LETRA FRIA NÃO HÁ EXPLICAÇÃO. SÓ A LUZ DO ESPIRITISMO PARA ACLARAR ESSAS E OUTRAS QUESTÕES.

    Olá, preste um pouco mais atenção no texto Bíblico antes de comentá-lo. Caim e Abel nasceram após os pais serem espulsos do Jardim. Note também que um dos castigos foi de multiplicar a dor de parto de Eva. Se multiplicou, é que já existia. Então já existiam outros filhos. Eu vejo muito comentários na WEB sobre esse tema, e os senhores debatem um tema que dominam. Impressionante !

  27. MTM22.04.11 - 21:56
    Foto do autor

    Caro Ricardo RJ, cuidado, sempre que se lê a Bíblia deve-se ler o texto inteiro e não apenas um verso, se não algumas pessoas por aí iriam matar seus filhos. O Consolador não é nada a mais do que o Espírito Santo do Senhor (você mesmo citou o versículo 26 de Jo 14 em que diz exatamente isto). O Consolador que foi deixado pelo Senhor aos seus filhos após a morte de Jesus era o Seu Espírito Santo (o de Deus e de mais ninguém). Se você gosta da Bíblia, sugiro que leia: Hb 9:27, Lc 16:19-31, I Tm 2:5-6, At 16:16-18, Mt 7:15-23, I Co 15:1-2 e Gl 2:16,19-21 e tire suas próprias conclusões. Aliás, sugiro a todos que leiam estas passagem e tirem suas próprias conclusões, não estou falando nada, tudo está na sua Bíblia (qualquer Bíblia, não importa se é católica, evangélica, etc).

  28. DARA09.06.11 - 10:45
    Foto do autor

    RODRIGO em 13, jul. 07 às 0:52 escreveu:

    QUEM FOI A MULHER DE CAIM?
    Tipo: Esboços e estudos bíblicos / Autor: Pr. Isaias da Silva

    “E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque”, Gn 4:17.

    Por esse versículo dá a entender que nesse tempo já havia muitas pessoas vivendo aqui na terra, não somente Adão, Eva, Caim e Abel (que já havia sido assassinado), pois Caim edificou uma CIDADE. Prá que cidade se não existisse moradores? Só para Caim e sua família bastava uma casa, e não uma cidade.

    Caim mesmo após matar a seu irmão e ser repreendido pelo Senhor, disse: “… e será que todo aquele que me achar me matará”, Gn 4:14. Quem é esse TODO a que Caim estava se referindo? Só pode ser outros moradores da terra, irmãos, primos, ou sobrinhos seus.

    É possível que quando Caim matou Abel, já estivesse casado. (A Bíblia não diz que sim nem que não)

    DA ONDE ENTÃO SURGIRAM ESSES MORADORES SE A BÍBLIA REGISTRA APENAS ADÃO, EVA, CAIM E ABEL? OBSERVE A NARRATIVA BÍBLICA:

    “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão”, Gn 4:1.

    “E teve mais a seu irmão Abel…”,Gn 4:2a. Sabemos que nenhum ser humano tem um filho hoje e outro amanhã, portanto entre o nascimento de Caim e Abel se passaram no mínimo quase um ano.

    “… e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra”, Gn 4:2b. Naturalmente Caim e Abel cresceram como qualquer outra criança, o que passaram sem dúvida MUITOS ANOS desde o nascimento até terem uma profissão.

    O que aconteceu nesses anos em que Caim e Abel foram crescendo? Aconteceu a coisa mais natural que existe entre um casal, “Adão e Eva continuaram tendo filhos E FILHAS”, Gn 5:4.

    “E aconteceu, AO CABO DE DIAS, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor”, Gn 4:3. O que quer dizer “cabo de dias?”. Significa que mais algum tempo se passou, enquanto isso os outros filhos e filhas de Adão e Eva foram crescendo e se tomando adultos.

    Veja isso agora:

    “Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho a sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome SETE”, Gn 5:2,3. Veja esses versículos com atenção, essa narração diz que Deus criou o homem e a mulher, eles tiveram UM filho e colocaram nome de Sete. Porque colocaram o nome de Sete nesse versículo se sabemos que ANTES de Sete nasceram Caim e Abel?

    Foi porque Abel já estava morto, e Caim foi rejeitado por Deus, por isso a Bíblia relata principalmente os nomes das pessoas que são importantes para a história da salvação.

    Em Gn 5:4 diz: “E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou “FILHOS E FILHAS”.

    É por isso que os nomes dos outros filhos e filhas de Adão e Eva não serem mencionado nas escrituras. Foi citado apenas os personagens principais da história da humanidade, MAS JÁ HAVIA MUITAS OUTRAS PESSOAS QUE NUNCA FORAM CITADAS POR NÃO FAZEREM PARTE DO PROPÓSITO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DA HUMANIDADE.

    Também é possível supormos que o próprio Abel já fosse casado, antes de ser assassinado por seu irmão.

    Visto que Deus começou a humanidade apenas com um homem (Adão) e uma mulher (Eva), CLARO que os primeiros casamentos só poderiam ser feitos ENTRE IRMÃOS, já que não existia outra pessoa com quem se casar.

    Para os que acham que ISSO É UM ABSURDO e que SERIA CONTRA a vontade de Deus, veja Gn 7:7: “E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio”. Como foi que a humanidade se multiplicou novamente APÓS o dilúvio? Pois só ficou viva a família de Noé. Não foi através do casamento entre parentes? Se Deus fosse contra essa prática ele teria deixado pelos menos DUAS famílias diferentes na arca, como também teria criado dois homens e duas mulheres no princípio.

    Não diz a Bíblia também que ABRAÃO ERA CASADO COM SUA PRÓPRIA IRMÃ? Veja Gn 20:12: “E, na verdade, é ela também minha irmã, FILHA DE MEU PAI, mas não da minha mãe; e veio a ser MINHA MULHER”. E não foi ele o escolhido por Deus, e o nosso “Pai na fé?”

    E quando Abraão já era de idade avançada, onde foi que ele fez seu servo prometer que ia buscar uma esposa para Isaque? Não foi no meio dos seus parentes? “… mas que irás à minha terra e à minha parentela e dai tomarás mulher para o meu filho Isaque”, Gn 24:4.

    Quem escreveu o artigo acima?

    Pr. Isaias da Silva
    Pastor filiado a COMIEADEPA sob nº 1328, teólogo, Professor de Teologia, Compositor evangélico, Escritor evangélico. Fundador do IBIBRAC – Instituto Bíblico o Brasil para Cristo, em Sumaré – SP. Fundador do IBADESPA – Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Sul do Pará. Fundador e Presidente do MIPEB – Ministério Pentecostal de Ensino Bíblico. Diretor Executivo da FAETAM – Faculdade de Educação Teológica da Amazônia. Diretor Pedagógico da ETADEPA – Escola Teológica das Assembléias de Deus no Estado do Pará.

    Com quem se casou Caim?

    Caim foi o primeiro filho de Adão. Em Gênesis 4.2 encontramos Caim como lavrador, ou seja, já como homem adulto. Então ele matou seu irmão e saiu da face do Senhor (versículo 16), indo habitar na terra de Nodeversículo (evidentemente ela deveria ter este nome quando Moisés escreveu o Gênesis e significa “nômade” ou “errante”). Não nos é dito quanto tempo se passou do versículo 16 até o versículo 17, quando Caim encontra uma esposa. A Bíblia não nos diz e só podemos nos basear em conjecturas. Mas são conjecturas perfeitamente possíveis e nada têm de estranho.

    Alguns, que não crêem, procuram usar desta passagem para desacreditar o escrito divino. Em Gênesis 5.3 nos é dito que Adão estava com 130 anos quando gerou Sete, e esta idade deveria ser um pouco mais que a idade de Caim. Lembre se que Adão foi criado adulto e deve ter caído em pecado logo após a criação de Eva pois, embora Deus já tivesse ordenado que se multiplicassem (Gênesis 1.28), Adão só conheceu sua mulher após ter sido expulso do Éden (Gênesis 4.1).

    Embora a primeira impressão que se tem é que Sete tenha sido o terceiro filho de Adão e Eva, não podemos afirmar isto com certeza, pois a Palavra de Deus geralmente assinala apenas o nome daqueles que têm alguma importância no contexto ou de quem viria uma genealogia. É comum também se omitir o nome das filhas. O fato de, por exemplo, não encontrarmos os nomes dos descendentes dos bisnetos de Caim não significa que não tenham existido. Simplesmente não são citados pois nada tinham a ver com o relato divino.

    Porém, supondo que Adão não tenha tido filhos além de Caim e Abel, depois de haver gerado Sete, Adão viveu mais oitocentos anos e “gerou filhos e filhas”. Quantos? Não nos é mostrado, mas você pode imaginar. Se um casal brasileiro consegue gerar uma média de 4 filhos, vivendo uma média de 60 anos, o que não faria durante 800 anos, em condições de saúde muito menos prejudicadas pelo pecado do que a que vemos em nossos dias! Junte se a isto os filhos de sua descendência e você chegará a números enormes.

    Creio que se Caim viveu uns oitocentos anos (que era a média da época), quando estava com uns trezentos anos já podia escolher, entre milhares de primas, sobrinhas e parentes distantes, uma esposa para si. E não somente isto, como também já podia construir uma cidade para abrigar tanta gente, como realmente o fez no capítulo 4.17. Não faria sentido construir uma cidade se não existisse já uma população para ela. Já li um cálculo que foi feito da população da Terra na época do dilúvio, que aconteceu cerca de 1700 anos após a Criação, e é fantástico o número de pessoas que poderiam estar habitando a Terra.

    Não há nada de anormal nisso se multiplicarmos a geração de um homem de nossos dias por dez, que seria o equivalente aos oitocentos anos em média que se vivia então. Pela extensão dos anos de vida do homem naquela época, é possível que netos de Caim, ou até mesmo filhos de sua velhice, tenham perecido no dilúvio. O problema maior para entendermos tudo isso reside no fato esquecermos que o tempo de vida de um homem antes do dilúvio era muito maior que hoje. Mas podemos ficar sossegados; Caim teve tempo suficiente para ter várias opções de escolha até tomar uma esposa para si.

    OBS.: DEUS TEVE MISERICÓRIDIA DE TI!

    MUITO BOA EXPLICAÇÃO, É BOM SABER QUE O SENHOR SEMPRE DA SABEDORIA PARA SEUS ESCOLHIDOS!!!!1

  29. hasu28.10.13 - 21:45
    Foto do autor

    Uma nação existia mais sem conhecimento de deus adão e eva foram os primeiros a conhecer deus adão adão foi o primeiro prista obediente a deus mais pecou na fé abel foi o seguidor na fé em obediência a deus mais foi envejado pelo irmão sete então ao nascer eva viu nele a salvação a raiz de adão foi escolhido para ser o povo escolhido de deus mais o homem nao consegue ser fiel a deus pois na carne só a pecado a bíblia nos mostra sempre histórias de varoes obediente a deus na época de abel já se fazia sacrifícios ao setor como oferta de gratidão ospovos que nao conhecia a deus foi mortos no diluído poriso diz claramente que noe andava com deus era um verão




 Aprenda a colocar sua foto nos comentários

NÃO SERÃO ACEITAS MENSAGENS:

Com conteúdo difamatório, racista ou de incitação à violência.
Com linguagem grosseira, obscena ou pornográfica.
Anônimas ou assinadas com email falso.